Estão abertas as inscrições para o livro Meridianos Poéticos do VI Encuentro de Escritura Migrante até 25 de setembro

fa6638ee-7b00-449d-a2a9-034ddd7f4ca2

CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO

De 14 a 25 de setembro estão abertas as inscrições para o livro Meridianos Poéticos do VI Encuentro Internacional de Escritura Migrante

Os poetas que tiverem os textos selecionados serão convidados a publicar de forma cooperativa em uma antologia, editada pelo Instituto Imersão Latina e o Coletivo de Escritura Migrante, em parceria com a editora independente MareMium, de Buenos Aires.

Sobre a publicação e lançamento

O livro será lançado em Buenos Aires, Argentina e em Montevidéu, Uruguai, durante o VI Encontro de Escritura Migrante, a ser realizado de 1 a 5 de novembro.

Como participar

Envie até 2 páginas de texto com a temática “Meridianos Poéticos”, minibiografia de até 5 linhas e foto para escrituramigrante@gmail.com

Serão aceitos textos em verso, poema visual ou prosa poética em português, espanhol ou outra língua de povos originários ou inventada.

Custo de participação:
200 reais / 15 mil pesos argentinos / 45 dólares

Participe e fortaleça um trabalho em rede!

Quem participa desta edição colabora com um trabalho coletivo que tem como base a autogestão.

Esta publicação é uma forma de se relacionar e ter seu texto difundido em diversas entidades institucionais ou independentes como bibliotecas, centros culturais, museus e universidades.

Também gerimos leituras poéticas e intervenções em espaços públicos e abertos contribuindo para a acessibilidade desta obra.

Sobre a temática Meridianos Poéticos

Esta chamada busca fortalecer a criação e fortalecimento em rede, que é essencial para cumprir o propósito não só de atender, mas também de sustentar o trabalho territorial em cada um dos lugares que habitamos, de forma a aumentar o relacionamento da sociedade com temas relevantes como o nosso povos nativos, reflexões sobre migração, raízes afro-latino-americanas, entre outros.

O livro Meridianos Poéticos é uma forma de nos conectarmos com nossas culturas. A Poética do encontro se celebra como uma ferramenta de expressão individual, em uma reunião coletiva e transversal. As artes permitem-nos ultrapassar os fossos sociais que hoje existem, abrindo caminho de meridianos tecidos em rede, reconhecer-nos como seres migrantes.

O Meridiano é o local de encontro de dois pólos do planeta Terra e nos leva a pensar na responsabilidade ancestral de semear um futuro mais consciente, criativo e comunitário
Sobre os organizadores
O Coletivo de Escritura Migrante é um grupo que reúne mais de 30 escritores, poetas, criadores e agentes culturais do Brasil, Colômbia, Chile, Argentina, Bolívia, Uruguai entre outros países de Abya Yala. É criado com o propósito de ligar as artes e a cultura, com as várias comunidades que habitam os nossos territórios, através deste trânsito constante que todos reconhecemos na migração como um ato de mobilização e transferência das nossas diferentes visões de mundo, costumes, histórias e memórias. Realiza encontros anuais desde 2017 em diferentes países.

Instagram.com/escrituramigrante
Facebook.com/escrituramigrante

Las Pretextas é un grupo de Poesia Las Pretextas, quatro mulheres reunidas (Alicia Márquez, Bibi Albert, María Laura Coppié, Mariana Toniolo) desde 2002, para a divulgação e fruição da poesia e poetas nacionais e internacionais, realizam um ciclo de café literário e o maior encontro literário nestas latitudes: Abraço de Vozes, sempre nos últimos dias de abril.

facebook.com/groups/50514367498

O Instituto Imersão Latina (Imel) é uma associação de escritores, jornalistas, produtores culturais, pesquisadores e artistas independentes. O Imel tem como objetivo desenvolver projetos e atividades culturais que visem o desenvolvimento sociocultural, a pesquisa e a divulgação de memórias e identidades latino-americanas. A diversidade cultural, a comunicação como direito universal e a acessibilidade aos bens culturais permeiam os objetivos dos projetos do Instituto, sempre de forma coletiva. Sediada em Belo Horizonte, Minas Gerais e atuação internacional.
imersaolatina.com
instagram.com/imersaolatina
facebook.com/imersaolatina

Organização e produção:
Brenda Marques Pena – Instituto Imersão Latina (Brasil)
María Laura Cupié (Argentina) – Editorial MareMium
identidade visual: Tchello d’Barros – Colectivo de Escritura Migrante
Contato: escrituramigrante@gmail.com