Projeto Eu Rio

 

Eu Rio, tu rias, nós rimos…

“Alma não tem cor nem cheiro,
se tivesse, caberia a cada um pensar
quais odores exalamos na nossa existência?
Pra navegar no Rio Alma é preciso
Desfazer-se de toda mágoa
Que impede a passagem das pessoas…”
Brenda Marques Pena
Trecho do livro Utopias Possíveis
(O Lutador: 2015)
Esta poética inspirou a criação do projeto Eu Rio. Foram encontros com adolescentes em escolas que nos impactaram muito. Em especial eu como poeta e arte educadora e Leci Strada, músico e compositor.
Foram dias de muita intensidade em que ensinamos e aprendemos com estudantes de escolas públicas de Minas Gerais sobre este Rio que cada um leva dentro.
Em especial em Brumadinho nos emocionamos com a maneira como quem vivenciou o significado da queda de uma barragem de rejeitos de minérios no Córrego do Feijão este momento simbólico de aprender a seguir com arte e superação.
As ilustrações e escritos deste livreto revelam esta sensibilização artística do projeto e de como é possível aprender, mesmo com as situações mais difíceis. Estas páginas são um passaporte para percorrer este Rio que traz um sorriso estampado no rosto da equipe e de todas e todos que participaram deste projeto.
E graças aos recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério da Cidadania, pudemos escrever juntos esta história  com poesia destilando doses de esperança com muita criatividade.
Brenda Marques Pena
Mestre em Literatura pela UFMG e pesquisadora doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG
Diretora do Instituto Imersão Latina