Monthly Archives: dezembro 2019

Hoje tem Imersão Cultural em Belo Horizonte na Casa dos Jornalista!

WhatsApp Image 2019-12-02 at 20.16.14

“Lembrar é resistir”. Então, no mês em que a promulgação do Ato Institucional nº 5 completa 51 anos, venha participar conosco do Debate “AI-5- Censura nunca mais”, bem como das outras atividades do evento “Imersão Cultural”.

Data: 04 de dezembro, às 19 hs
Local: Casa dos Jornalista
Endereço: Av. Álvares Cabral 400

Programação:

19 horas: Debate sobre AI-5 – Censura Nunca Mais
Historiadora e pesquisadora Dalva Silveira, Jornalista e poeta Rogério Salgado
Mediação: jornalista Brenda Marques
Exposição e venda dos Livros dos palestrantes:
De Realidade a Caros Amigos: a Turma do Ex-, imprensa alternativa e seu legado (Letramento, 2018), de Dalva Silveira
AI-5, de autoria dos poetas:
Bilá Bernardes, Irineu Baroni, Petrônio Souza Gonçalves, Rogério Salgado e
Helenice Rocha (falecida em julho deste ano).

20h Lançamento do livro:
Tempo de Liberdade, de Maria Delboni
(Recital da autora e autógrafos)

21h Sarau poético-musical
Duo Sussuros (Elcio Lucas e Brenda Marques),
Nós da Poesia
Homenagem à Helenice Rocha
(poeta integrante do Nós da Poesia, que faleceu em julho deste ano)

Realização: Instituto Imersão Latina
Apoio: Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e
Ajeb-MG (Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Minas Gerais)

Confirme sua participação: https://www.facebook.com/events/814657718996805/

Dos debatedores:

Dalva Silveira nasceu em Belo Horizonte/MG em 1967. Graduou-se em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e concluiu sua especialização em Ensino Técnico pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), desenvolvendo o projeto A importância da História local – O Parque Municipal como espaço de aprendizagem. Defendeu o mestrado e o doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), respectivamente, com os títulos A vida não se resume em festivais: um estudo das representações sobre Geraldo Vandré na imprensa brasileira (1966-2009); e A “Turma do Ex-” e a ditadura militar: os oito anos de guerrilha jornalística e seu legado.

Ministra palestras e desenvolve pesquisas sobre o período da ditadura militar, com ênfase no campo da música e da imprensa alternativa das décadas de 1960 e 1970. É autora de Geraldo Vandré: a vida não se resume em festivais (Fino Traço, 2011) e De Realidade a Caros Amigos: a Turma do Ex-, imprensa alternativa e seu legado (Letramento, 2018), tendo ainda vários artigos publicados na internet, em periódicos acadêmicos, revistas, jornais e também outros livros em coautoria. Foi professora da Rede Pública e Particular de Ensino de Belo Horizonte/MG e atualmente é funcionária do CEFET-MG, atuando na biblioteca.

Rogério Salgado nasceu em Campos dos Goytacazes/RJ. Em 1980, com a morte da mãe, mudou-se para Belo Horizonte/MG. Em 1983, criou com Ecivaldo John e Virgínia Reis, a revista Arte Quintal, um dos mais importantes veículos culturais da época. Em 2000, criou com outros poetas, o Sarau da Lagoa do Nado, dando inicio à efervescência poética que iria crescer nos próximos anos na capital mineira. Criou e realizou entre 2005 e 2014 com
Virgilene Araújo, o Belô Poético – Encontro Nacional de Poesia de Belo Horizonte, evento este que reunia na capital mineira, poetas de diversos estados do país e do exterior.

Também com Virgilene Araújo, idealizou e realizou o projeto Poesia na Praça Sete, em Belo Horizonte/MG, que teve cinco edições, projeto esse realizado com os benefícios da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte. Figura em muitas antologias, entre elas: A Poesia Mineira no Século XX (Imago Editora-1999), organizado por Assis Brasil. Com diversos livros publicados, publicou em 2015 o livro de memórias Poeta Ativista, comemorando 40 anos de carreira literária. Em 2020 estará comemorando 45 anos de carreira literária.