Monthly Archives: agosto 2015

Artistas da Residência Imersão Latina se despedem com show no Festival do Cascalho

Toda despedida marcante, deve ter uma música tema e para os residentes, na noite de ontem, a integração da comunidade com o Centro de Arte e Cultura do Flor do Cascalho se deu com a música “Força da paz, cresça sempre sempre mais, que reine a paz e acabe-se as fronteiras, nós somos um”. Esta é a letra de uma espécie de hino que cantamos ao longo dessa Residência Imersão Latina e que os artistas participantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, México e Uruguai recriaram ao som de ritmos latinos.Foi emocionante ontem a apresentação no Festival Flor do Cascalho. E como disse o Mestre João, fundador da Associação Sou Angoleiro que abraça vários núcleos, incluindo o Flor do Cascalho, é preciso uma poesia! Acho que só mesmo as poéticas para expressar a emoção de um dia de festejar a cultura como foi neste domingo 30 de agosto, que ficará marcado na mente e nos corpos que bailaram, bailaram muito regados ao samba, cumbia, milonga e tantos outros ritmos latinos!

Agora eles se vão, levando na bagagem músicas, histórias e afeto. Deixam saudades. Seguimos buscando novos compartilhamentos com a comunidade Flor do Cascalho, que recebeu com tanto carinho a Residência Imersão Latina. Temos muito a aprender e nos fortalecer juntos, pois a resistência pela arte nos une em amor
.
Acompanhe esta experiência em  facebook.com/residenciaimersaolatina
A Residência Imersão Latina foi realizada com o apoio do Programa Ibermúsicas, através de edital 2014

Residência Imersão Latina reúne artistas de seis países latino-americanosno Brasil

Belo Horizonte é sede de laboratório musical que prevê um disco e show em espaço de cultura, arte e educação no Morro das Pedras
Os artistas Rick Silva (Brasil), Mi Chingón (México), Grego Quirós (Argentina) , Cláudia Elena Ocampo (Colômbia),  Wender Santos (Brasil),   Martin Tulierri (Uruguai), Tomás del Real (Chile)
Músicos provenientes do Chile, Colômbia, México, Uruguai, Argentina e Brasil estão imersos por quinze dias no aglomerado Morro das Pedras, localizado na periferia da regional centro-sul da de Belo Horizonte. A proposta do projeto Residência Imersão Latina é criar um laboratório de latinidades, tendo a convivência como campo de diálogo entre a tradição e o contemporâneo na criação musical.
Ao final de duas semanas será gravado um álbum internacional. A final os artistas farão um show na comunidade do Morro das Pedras que os recebe. Além da oportunidade da vivência no ambiente cultural do aglomerado, onde estão hospedados em residências familiares, os artistas participam das atividades do Centro de Educação e Cultura Flor do Cascalho como Capoeira, Dança Afro, Yoga e Percussão. Os artistas também contribuem ministrando oficinas.
O projeto é fruto de uma parceria ente o Instituto Imersão Latina, a Embaixada Cultural e a Associação Cultural Eu Sou Angolero e conta com aporte do Fundo Ibermúsicas, tendo sido selecionado no edital Ibermúsicas 2014.

 

AGENDA RESIDÊNCIA IMERSÃO LATINA

17 a 30 de agosto no Centro de Arte e Cultura Flor do Cascalho
Rua Marco Antônio, 250, Morro das Pedras
Festa de Abertura
20 de agosto, quinta-feira
Casa do Jornalista
Festival Flor do Cascalho – show de encerramento
30 de agosto no Centro de Arte e Cultura Flor do Cascalho
Rua Marco Antônio, 250, Morro das Pedras