Livro Mulheres Extraordinárias reúne autoras que resgatam a história de grandes vultos femininos

Brenda Mar(que)s Pena (5)

O lançamento online da publicação será na próxima segunda-feira 7 de março com a participação da diretora fundadora do Instituto Imersão Latina Brenda Marques Pena como uma das autoras

A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Rio de Janeiro (AJEB-RJ) – iniciando as comemorações do Dia Internacional da Mulher, lança o volume 2 do projeto editorial Mulheres Extraordinárias – O resgate histórico do legado, pela palavra escrita, com a participação de 91 coautoras residentes no Brasil e no exterior.

Trata-se de um projeto editorial idealizado pela Jornalista e Escritora Dyandreia Portugal (Presidente Coordenadora da AJEB-RJ – Gestão 2017/2021 e Presidente da Rede Sem Fronteiras) com o apoio das Diretoras da AJEB-RJ, com o objetivo geral da integração e o intercâmbio de escritoras e jornalistas brasileiras, residentes ou não no Brasil. E como objetivo específico, a apresentação da biografia de vultos femininos,  grandes Mulheres de todo o mundo, que ajudaram a construir suas nações, e, sobretudo, que abriram espaço para as mulheres da contemporaneidade. Desta forma, por meio do resgate histórico, e pela palavra escrita, o projeto colabora para o registro perpétuo do universo feminino.

A obra, a exemplo do volume 1, visando a promoção e divulgação da cultura feminina, será apresentada e distribuída em todo o território nacional brasileiro e para leitores de língua portuguesa, em mais de 20 países, nos cinco continentes. Por esse motivo, foi editada pela Editora Rede Sem Fronteiras/Letras Graciosas.

Cada uma das 91 coautoras que participam desse volume – 39 coautoras Ajebianas cariocas, 27 coautoras Ajebianas de outros Estados e 25 coautoras convidadas especiais – escolheu para homenagear uma Mulher (brasileira ou não) de destaque, de grande relevância e referência como pioneiras de suas atividades, e que abriram espaços nas diversas áreas da sociedade, até então, dominadas por homens. São escritoras, jornalistas, advogadas, atrizes, pintoras, cantoras, políticas, educadoras, cientistas, médicas, jovens inspiradoras… Mulheres encantadoras, empoderadas e muito, muito, especiais, que contribuíram, significativamente, para a posição das Mulheres da contemporaneidade.

Esta não é apenas uma coletânea feminina. É uma celebração e um registro sobre a força da Mulher. Mais do que homenageá-las, o projeto buscou respeitar cada uma. Suas histórias, seus talentos, suas realizações, em sobre tudo, seus legados.

A “Apresentação” da obra ficou a cargo de sua organizadora, Dyandreia Portugal (responsável por projetos editorias divulgados no mundo todo com a participação total de mais de mil escritores); a “Introdução”, pelas Profª Hilda Flores (Escritora, Historiadora, uma das Associadas mais antigas da AJEB) e Profª Maria Amélia Palladino (Presidente da Federação das Academias de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro); o “Prefácio”, pela Dra. Irislene Morato (Presidente Nacional da AJEB); e as orelhas, pela convidada especial, Fernanda Correia Dias (neta de Cecília Meireles, Patrona da AJEB-RJ), que escreveu ressaltando os 120 anos da grande Cecília Meireles, Patrona da AJEB-RJ. Uma equipe luxuosa, que, junto das 91 coautoras (muitas delas Presidentes Acadêmicas e autoridades culturais), valorizaram a obra.

É muito importante ressaltar que as obras editadas pela Rede Sem Fronteiras possuem alguns diferenciais significativos, portanto, esta obra, além da versão impressa, que será distribuída por várias bibliotecas do mundo, terá a versão digital em e-book, e a versão em audiobook, fazendo, desta forma, a inclusão social.

Durante todo o último biênio, várias coautoras do volume 1 da obra apresentaram palestras sobre seus capítulos, ressaltando a trajetória de seus vultos homenageados. Foi um projeto editorial com grande desdobramento e de suma importância, com significativa repercussão, recebido com respeito por importantes líderes de nosso meio cultural. O volume 2 seguirá o mesmo caminho, começando a sua jornada com o lançamento no dia 8 março, às 19h (horário Brasil), de forma remota, pelo canal da Rede Sem Fronteiras no YouTube, quando se promoverá a fomentação do debate sobre o universo feminino e a sua interrelação com o mundo, com base nos legados deixados pelos vultos femininos ressaltados.

SERVIÇO:

Data do lançamento: 07/03/22

Hora: 19h (Brasil)

Plataforma:  YouTube: Rede Sem Fronteiras – YouTube

Informações: contato@redesemfronteiras.com.br

LISTA DE COAUTORAS:

Adriana Araújo

Amélia Luz

Ana Cristina Campelo

Ana Maria Tourinho

Ana Paula Cavalcante

Ana Tomazoni

Angela Cardoso

Angela Guerra

Angeli Rose

Angelina da Conceição

Arahilda Gomes

Ascensión Chanqués

Astrid Kampf Beutler

Betty Silberstein

Brenda Mar(que)s Pena

Caren Schultes Borges

Carla De Sà Morais

Carmen F. Fonseca

Cecy Barbosa Campos

Celi Luz

Célia Maria Leite

Chaja Freida Finkelsztain

Claude Bloc

Conceição Seabra

Cristina Peribanez

Dalma Nascimento

Dariely de Barros Gonçalves

Dominik Valverde Portugal

Dyandreia Valverde Portugal

Edilde Candido

Elinalva Oliveira

Eloisa Helena Cavalcanti

Eurídice Hespanhol

Fatima Darcinete

Girlande Florindo

Gizela Nunes

Gláudia Férrer

Glorinha Mameluque

Hebe C. Boa-Viagem A. Costa

Idalina Andrade Gonçalves

Irislene Castelo Branco Morato

Ivanilde Morais de Gusmão

Izabella Pavesi

Jania Souza

Jasmine Ribeiro Malta

Juçara Valverde

Liane Arêas

Lydia Simonato

Márcia Pessanha

Márcia Schweizer

Maria Amélia Palladino

Maria Esther Rodrigues

Marina Zarvos

Marita Valverde Portugal

Marly Lopes Ferreira da Silva

Marta Berglez

Marta Santos

Matilde

Neide Barros Rêgo

Neri França Fornari Bocchese

Neusa Bernado Coelho

Nilza Freire

Nina Fernandes

Oneida Maria Di Domenico

Rai D’Lavor

Regina Guimmaraes

Regina Lacerda

Rejane Costa Barros

Renata Dal-Bó

Rosângela de Souza Goldoni

Ruth Bompet

Ruth Lifschits

Sabrina Campos da Cunha

Selma Sabra

Silvia Regina Souza

Sissa Moroso

Socorro Cavalcanti

Sonia Sales

Telma Moreira

Uyára Schiefer

Valéria Lopes

Vânia Telles

Vera Melo

Vera Regina Carvalho

Veronika Topic Eleuterio

Viviane Mendonça

Welma Menezes

Zara Paim

Zezé Barcelos

Zilda Mendonça

Zilda Pires

SOBRE A AJEB

A AJEB foi fundada em 8 de abril de 1970. Hoje, 52 anos depois, mantém Coordenadorias em vários Estados do Brasil com a mesma finalidade: estimular a união de jornalistas e escritoras de todo o Brasil, sob o lema: “A perenidade do pensamento pela palavra”. Por meio de suas coordenadorias, estimula e fomenta a harmonia nacional e internacional; promove o intercâmbio de conhecimentos, ideias, experiências, amizade e respeito entre suas associadas e com associações congêneres; incentiva o aperfeiçoamento profissional de suas associadas, através da participação em cursos, seminários e encontros culturais.