Nós da Poesia tem live de lançamento do volume 7 na 91ª Feira do Livro de Lisboa

WhatsApp Image 2021-08-29 at 22.38.53 (2) (1)

Sarau Nós da Poesia temático sobre Água com autores do volume 7 integra programação da Rede Sem Fronteiras. A organização é do Instituto Imersão Latina

Nesta quinta-feira, 2 de setembro às 10 horas do Brasil, 14 horas de Portugal apresentaremos em atividade inclusiva, com interpretação em Libras o sétimo volume da Série Nós da Poesia, organizada por Brenda Marques Pena, com produção editorial do Instituto Imersão Latina. Traz a temática da água. São 120 páginas que agregam mais de 50 autores de 14 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Itália, México, República Dominicana, Panamá, Peru, Porto Rico, Portugal, Uruguai e Venezuela. Esta edição destaca poesias visuais que passaram pela curadoria de Tchello d’Barros.

O projeto Nós da Poesia começou em 2009 e é publicado bienalmente, estando no sétimo volume.. O nome foi sugerido pelo poeta Cláudio Márcio Barbosa, que foi uma das vítimas da Covid-19. Faremos uma homenagem a ele durante a live, que será focado na temática da água e suas metáforas poéticas.

Escritores confirmados que estarão na atividade do Imersão Latina na sala de convidados:

Bilá Bernardes
Poeta e uma das fundadoras do coletivo Nós da Poesia, tendo participado desde a primeira edição.

Brenda Marques Pena
Organizadora do projeto e coletânea Nós da Poesia, jornalista, pesquisadora e escritora, diretora fundadora do Instituto Imersão Latina.

Dalva Silveira
Poeta e historiadora, coautora do livro Nós da Poesia volume 7  e conselheira consultiva do Instituto Imersão Latina.

Ênio Silva
Poeta, jornalistas, coautor e produtor do projeto Nós da Poesia.

Tchello d´Barros
Poeta visual, curador da seleção de poemas visuais do projeto Nós da Poesia é coautor d  e conselheira consultiva do Instituto Imersão Latina.

Olga Valeska
(Poeta, Doutora em Estudos Literários pela UFMG, professora na pós-graduação em Estudos da Linguagem do CEFET-MG)

Siboney del Rey
Poeta e jornalista. É ativista pela paz e solidariedade dos Povos, produtora de teatro, cinema, rádio e televisão, em Caracas, capital da Venezuela).

Irislene Castelo Branco Morato
Presidente da AJEB-MG – Associação de Escritoras do Brasil, coordenadoria Minas Gerais. Uma das coautoras do livro Nós da Poesia volume 7.
Também serão exibidos vídeos dos autores Iván Verdugo (Chile) e Dina Magalhães (Brasil)

Instituto Imersão Latina – Imel

O Instituto Imersão Latina (Imel) é uma associação de escritores, jornalistas, produtores culturais, pesquisadores e artistas independentes, integrado por ativistas que trabalham na defesa dos povos da América Latina. A diversidade cultural, a comunicação como um direito universal e a acessibilidade aos bens culturais permeiam os objetivos dos projetos realizados pelo Instituto, sempre de modo coletivo. Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais e atuação internacional, o Imersão Latina completou quinze anos em outubro de 2020. Os canais permanentes de comunicação são: o site imersaolatina.com.br, o facebook.com/imersaolatina, instagram.com/imersaolatina e youtube.com/imersaolatina, onde realizamos o Semanário Latinoamericano todas segundas-feiras. Site: imersaolatina.com

Diretora Fundadora coordenadora da atividade na Feira do Livro de Lisboa

Brenda Marques Pena (MG) é escritora, jornalista, produtora cultural, musicista e performer. Publicou “Poesia Sonora: História e Desdobramentos de uma Vanguarda Poética” e outros 5 livros (prosa, poesia e pesquisa), além de editar a série de antologias “Nós da Poesia”. Tem dedicado parte de sua obra à produção de poemas sonoros, que se desdobram em performances e videopoemas. Mestre em Estudos Literários pela UFMG e Pesquisadora Doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG. É Diretora Fundadora do Instituto Imersão Latina (IMEL) e da AJEB-MG – Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil, coordenadoria Minas Gerais.