19 de abril é dia de Resistência Indígena no Semanário Latinoamericano


Hoje é 19 de abril, dia de Resistência Indígena e faremos um especial do Semanário Latinoamericano pelo canal do YouTube.com/imersaolatina com transmissão pelo facebook.com/escrituramigrante e radioletras.

Participações ao Vivo:

Aline Kayapó é pertencente ao povo indígena Mebengokré e descendente do povo Aymara-Peru, escritora, ceramista, açaizeira, artesã,  pintora, pesquisadora indígena, ativista no movimento indígena nacional e no movimento nacional de indígenas mulheres. Coordenadora conjunta, no instituto Cartografando Saberes, ligados ao Núcleo de altos estudos da Amazônia- UFPA, atuando na área de Direitos Humanos, Fundadora da Wayrakunas, rede ancestral-filosófica que se vincula a reflexão da resistência das indígenas mulheres no Brasil. Acadêmica do curso de Direito e membra do GRUMIN. Atualmente, tem colaborado como secretaria de comunicação regional do MUPOIBA.

Avelin Buniacá Kambiwá é mulher indígena, socióloga, professora, especialista em Gênero e raça e Ensinos Religiosos. Militante das causas indígenas da mulher e da Mãe Terra. Luta e vive para vencer o racismo e a ignorância através do Letramento racial. Trabalha para educar pela diversidade e para os Direitos Humanos, resgatar e valorizar a identidade e a cultura indígena. Indianizar! Dar voz e “megafonizar” as lutas dos corpos silenciados por séculos debaixo de uma sociedade patriarcal, machista e racista. Mulher da terra, nascida dela, mãe independente e Iauaraté Una (onça preta). Luta pelos parentes indígenas de todas as nações, desfazendo os sofismas, lutando por direitos e contra os retrocessos de um mundo que padece no obscurantismo. Erecatú (Avante).”

Vídeos de leituras poéticas de Eliane Potiguara e Márcia Kambeba.

Exibição de trecho do documentário Indio Cidadão? com Ailton Krenak.

Não perca!

Te esperamos!