Facción Latina 2015: Monte Vídeo!

Na capital do Uruguai jovens ativistas da América Latina fazem do nome da cidade uma proposta de midiativismo
Por Brenda Marques Pena
Imersão Latina
“Monte vídeo, faça e publique suas fotos, crie seus textos e seja sua própria mídia”. Assim jovens de mais de cem ONGS e coletivos da América Latina que produzem e difundem conteúdos e compartilham saberes, produções e contatos se unem para fortalecer uma comunicação que se contrapõe aos grandes conglomerados de mídia
A cidade de Montevidéu é sede de hoje, 23 de setembro a sábado, 26 do 3° Facción Latina – Encontro de Midiativistas da América Latina.  A programação do encontro foi elaborada de forma colaborativa, assim como todo o processo do evento. E assim como ocorrre em outros encontros e fóruns, a reunião desses grupos gera novas parcerias e fortalece uma rede descentralizada que faz de fato uma comunicação que vai de encontro aos movimento sociais e culturais.
Os que aqui se reúnem são protagonistas de sua própria história e se unem na capital do Uruguai para compartilhar experiências. Trazem em comum o midiativismo, por uma outra comunicação possível. Eles e elas criam meios de comunicação para que suas vozes sejam ouvidas e amplificam falas abafadas por discursos hegemônicos dos grandes conglomerados de comunicação.
Como representante do Instituto Imersão Latina, vou participar da cobertura colaborativa esses dias e contar um pouco das ações e ideais vividos nestes 10 anos de Instituto Imersão Latina, que estamos completando no próximo mês. Tem sido uma oportunidade e tanto para ampliar a difusão da Residência Imersão Latina, projeto que desenvolvemos no Morro das Pedras, com o aporte do Ibermúsicas, que é um Fundo das Organizações dos Estados Iberamericanos. Seria muito bom trazer todos da Comunidade do Flor do Cascalho, da ONG Sou Angoleiro, do Imersão Latina e os
residentes de seis países diferentes da América Latina para estarmos juntos vivendo mais este tempo juntos, mas cada um segue em seus lugares espalhando um pouco dessas sementes de criatividade e ativismo cultural latino-americanos.
Não deixem de acompanhar o site da faccionlatina.org e a ciranda.net, que é uma plataforma de comunicação colaborativa onde sempre a conteúdo sobre a luta pela Mídia Livre e o Direito à Comunicação de todos e para todos.
Acompanhe também: