Dia do Escritor é comemorado 25 de julho no Brasil e alerta para o desafio de se formar leitores

diadoescritor2

O Instituto Imersão Latina como associação de escritores, artistas e jornalistas independentes, sediado em Belo Horizonte, Minas Gerais, não poderia deixar de parabenizar a todos os que vivem da escrita neste país de maioria de analfabetos funcionais. Confira em nossa rede imersaolatina.ning.com estudo que revela uma dura realidade: “Apenas 26% da população brasileira é plenamente alfabetizada.”

Diante disto vemos como o desafio não só de escrever, mas de transformar o Brasil em um país de leitores é grande. A literatura pode despertar os leitores para as letras a partir da contação de histórias e de recitais poéticos, pois assim se cria a vontade de aprender. Acreditamos também nas bibliotecas comunitárias e em projetos como o Paz e Poesia, Boi Rosado, Belô Poético e tantas iniciativas que buscam levar para mais perto da população o gosto pelos livros… Leia mais

O Imersão Latina tem dois projetos literários que trabalham tanto com escritores como despertando pelo gosto pela escrita e leitura. São eles: o Nós da Poesia, que reúne poetas ativistas de várias países e o Poesia de Repente, que mescla poesia e música, de forma a trazer para mais perto das pessoas, o gosto pelas letras. A jornada é longa e começa, parafraseando Pablo Neruda, com uma letra maiúscula e recheios de ideias no meio. Para chegar ao ponto final, teremos um longo caminho.

A data do dia 25 de julho como dia Nacional do Escritor foi definida na década de 60, no I Festival do Escritor Brasileiro, organizado pela União Brasileira de Escritores, cujo vice-presidente Jorge Amado completaria 100 anos no dia 10 de agosto. Este é um escritor brasileiro que certamente vale conhecer, que transitou por Romances, Novelas, Poesias e Contos. Um de seus livros: “O Cavalheiro da Esperança”,  que trata sobre o comunista Carlos Prestes, foi apreendido em 1963, época da ditadura no Brasil.

A União Brasileira de Escritores, presidida na época por Peregrino Jr., apresentou em Estocolmo a candidatura formal de Jorge Amado ao Prêmio Nobel de Literatura, em 1967, mas o escritor a recusou.  O Brasil, apesar de ter vários escritores importantes e reconhecidos internacionalmente, ainda não tem nenhum escritor laureado Nobel de Literatura.

Quem quiser conhecer mais sobre escritores brasileiros, fica a dica do site:  http://www.releituras.com.

Para saber mais sobre o projeto Nós da Poesia do Instituto Imersão Latina, acesse: http://nosdapoesia.blogspot.com

Fique por dentro também do Belô Poético que será realizado esta semana de 26 a 28 de julho, em Belo Horizonte pelo nosso blog: http://imersaolatina.blogspot.com e  aproveite para votar no Prêmio Top Blog 2012, estamos concorrendo ao terceiro ano consecutivo, na categoria Variedades.

Deixe uma resposta