Projeto do Imel selecionado pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais realiza ações de memória e arte na Zona da Mata

Itaguara 01

O projeto “Ponto de Memória: contando histórias de vida”, selecionado pelo Fundo Estadual de Cultura, começa sua execução em maio de 2013. Realizado pelos artistas Aline Cântia e Chicó do Céu (foto ao lado), em parceria com o Instituto Imersão Latina (Imel), o Prêmio Darcy Ribeiro/12 e com o CTA – Centro de Tecnologias Alternativas da Zona da Mata. O projeto tem como objetivo pesquisar, registrar e difundir a memória coletiva de municípios da região da Zona da Mata de Minas Gerais, por meio da arte de narrar e cantar histórias. A primeira atividade será a participação junto à Caravana Agroecológica e Cultural da Zona da Mata.

De forma interdisciplinar, entre 22 a 25 de maio, os artistas percorrerão diversos municípios da região. Cerca de 300 pessoas estarão diretamente envolvidas em sua realização, além da população dos municípios visitados. O trabalho premiado contribui para a formação de grupos locais de contadores de histórias.

A partir de um diálogo entre literatura, música, artes cênicas, narrativa e memória, o estudo articula conceitos desenvolvidos a partir de pesquisas dedicadas à temática da oralidade e do universo da literatura e da memória, da agroecologia e fazeres tradicionais, da pesquisa de campo, das rodas de conversa, produção de um CD de histórias narradas cantadas e a realização do Fórum “Memórias e sons que contam histórias”. O projeto tem previsão de 08 meses de duração.

Mais informações sobre o grupo em: http://alinecantiaechicodoceu.blogspot.com