Centenário do Teiado é celebrado com exposição, música e lançamento do site CMD em Memória

Ao longo da trajetória política, cultural e social de Conceição do Mato Dentro, foram várias as pessoas que marcaram a história com destaque especial. José Marçal dos Santos, conhecido popularmente como TEIADO, é uma dessas personalidades que contribuíram para o progresso em diferentes âmbitos. José Marçal chegou a receber várias homenagens em vida pelo importante legado que deixou para o município e, considerando terem se passado cem anos do seu nascimento, a família Marçal presta uma homenagem especial pelo seu centenário.

A celebração do centenário de Teiado será no dia 26 de agosto, sábado, em Conceição do Mato Dentro e marca o lançamento do projeto CMD em Memória, que tem como objetivo o reconhecimento das pessoas que marcaram a história da cidade, como homenagem e resgate cultural do patrimônio imaterial da cidade. Com apoio do Instituto Rupestris, o evento contempla diferentes atividades. Pela manhã, às 11 horas será a abertura da exposição fotográfica: “Teiado – o homem dos 7 ofícios”, assinada pela artista plástica, Iara Abreu, com produção do Instituto Imersão Latina, onde consta o acervo fotográfico da família Marçal e algumas fotos cedidas pelos fotógrafos, Tony Sadi e Celso Cirino. Na exposição, estarão também expostos alguns objetos que são representativos da sua trajetória e documentos históricos sobre o Teiado. Ela será realizada na Fundação Casa da Cultura, e estará aberta ao público até o dia 27 de outubro.

A partir das 20 horas, o Éden Clube será palco de diversas apresentações musicais e audiovisuais. As apresentações musicais se iniciam com o grupo Meninos do Rosário, Coral da igreja do Matozinhos e Banda Lyra da Paz. Na sequência, contam com a participação das cantoras Maria Lucia Lazzarini com seus 90 anos, Denise Picão e Cristina Oliveira, acompanhadas pelo violonista Rafael Rafles, do trompetista João Vianna e do percussionista André Figueiredo. Haverá também participação do violonista Caxi Rajão e do saxofonista Renato Carvalho. A festa traz ainda a presença inédita da neta de Teiado, Clara Catasús, cantora, que veio de Barcelona para homenagear o avô. Será um momento para relembrar e cantar as belas serestas, que alegravam as noites de Conceição do Mato Dentro e das  Minas Gerais.

A obra audiovisual fica a cargo do artista Riquinho Diana, com a exibição do vídeo: “Teiado entre poemas”, sob a edição de Yonan Figueiredo onde retrata sua vida, narrando poemas de Diva Dorothy Safe, Miguel e Wander Safe e Cadinho Faria.

Como ato final da festa e continuação das homenagens, se fará o lançamento do site CMD em Memória, como reconhecimento e preservação da memória cultural dessa cidade, oferecendo tributo às pessoas que marcaram a história de Conceição, sendo Teiado, ao lado de sua esposa Terezinha os primeiros a serem brindados. Traz relatos de suas vidas, atuações política, social e cultural, vídeos e um CD de algumas serestas gravadas ao vivo de Teiado tocando seu inesquecível trompete, entrelaçado com poemas do músico Cadinho.
O evento, ao mesmo tempo que faz essa celebração, traz este espaço virtual como possibilidade de estimular a continuidade da consideração a outras pessoas singulares que contribuíram com a cidade, as quais nem sempre se conhece o porquê de seu destaque público. Assim, o Centenário de Teiado é uma festa que  oferece a oportunidade de resgate cultural como marco da memória conceicionense.                             

SOBRE TEIADO

José Marçal dos Santos, nascido em Conceição de Mato Dentro em 28/08/1922, faleceu em 24/08/2008. Menino pobre que cresceu como grande homem, construiu uma numerosa família, contribuiu com a cidade e fez “milhões de amigos”. Ele era conhecido não só por sua articulação política e pelos diversos ofícios com os quais trabalhou, mas principalmente pelo talento artístico e habilidade em tocar seu trompete. Para compreender o porquê dessa homenagem a Teiado e conhecer mais de perto sua a história, a origem de seu nome, os feitos por conceição e outras curiosidades, participe da festa, veja a exposição e acompanhe o site ww.cmdemmemoria.com.br

PROGRAMAÇÃO

11h – Abertura da Exposição: TEIADO -  O HOMEM DOS 7 OFÍCIO com a presença da curadora da exposição Iara Abreu e familiares do Teiado.
Local: Fundação Casa de Cultura (Rua Daniel de Carvalho, 178 – Conceição do Mato Dentro)

Visitação  ao público até  a 27 de setembro de 9h às 17h, aos finais de semana com agendamento pelo telefone: (31) 98220-8400

20h – Apresentações musicais e audiovisuais no Éden Clube

  • Meninos do Rosário

  • Coral da igreja do Matosinhos

  • Banda Lyra da Paz

  • Apresentação das cantoras:
    Clara Catasús Marçal (Barcelona)
    Maria Lúcia Lazzarini
    Denise Picão
    Cristina Oliveira

Músicos instrumentistas:

Caxi Rajão (violão)

Rafael Rafles (violão)

João Vianna (trompete)

André Figueiredo (percussão)

Renato Carvalho (saxofonista)

Vídeo: “Teiado entre poemas”
direção e imagens de Riquinho Diana; edição de Yonan Figueiredo

SERVIÇO

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA -  TEIADO – O HOMEM DE 7 OFÍCIOS

26 de agosto de 2023 (Abertura)
Horário: 11 horas
Período de visitação: 28 de agosto a 27 de outubro
LOCAL: FUNDAÇÃO CASA DA CULTURA DE CONCEIÇÃO DO MATO DENTRO
(Rua Daniel de Carvalho, 178 – Conceição do Mato Dentro)
Entrada gratuita: aberta ao público

APRESENTAÇÕES MUSICAIS
26 de agosto de 2023
Horário: 20 horas
LOCAL: ÉDEN CLUBE
(na região central de Conceição do Mato Dentro, em frente ao Pirulito da cidade)
Site: cmdemmemoria.com.br
contato: cmdemmemoria@gmail.com
Instagram.com/centenariodoteiado