Programa dedicado a ensinar educação política está com inscrições gratuitas abertas até 03 de abril

WhatsApp Image 2022-03-16 at 20.20.18

Promovido pelo Politize!, organização da sociedade civil dedicada à promoção da educação política, o Programa “Embaixadores Politize!” busca pessoas com vontade de solucionar os problemas do Brasil para atuar de maneira pública e plural como agentes da transformação em suas comunidades – oferecendo base teórica e ferramentas práticas. Destinada a pessoas de todas as idades, mas acima de tudo à juventude, a iniciativa tem como objetivo democratizar o acesso ao conhecimento político e formar novas lideranças cidadãs. As inscrições para as formações de 2022 estão abertas no site do Politize! até o dia 03 de abril.

Desde 2018, mais de 130 mil pessoas participaram das oficinas e atividades gratuitas promovidas pelo programa. Foram 1860 Embaixadores formados em 300 cidades de 24 unidades federativas do país. A partir de 2020, para tornar seu impacto mais efetivo, escalável e sistêmico, o Programa Embaixadores Politize! entrou em uma nova fase. Para isso, foi dividido em três camadas: Multiplicadores, Embaixadas e Líderes.Os Multiplicadores são pessoas em formação, processo que pode acontecer tanto on-line, a partir de um treinamento com cerca de sete horas de conteúdo em vídeo relacionado a questões essenciais à democracia, como políticas públicas e participação popular (além de webinários e mentorias para estimular a troca de experiências), quanto presencialmente, nas Embaixadas. Eles serão os responsáveis por propagar conhecimentos e atividades sobre educação política em suas comunidades – dentro de escolas, igrejas, associações de moradores ou mesmo em casa. Dessa jornada também vão emergir os futuros Embaixadores, lideranças em potencial que, após mais uma etapa formativa, serão convidados a fundar ou participar de espaços de aprendizagem e impacto em suas cidades – as Embaixadas Politize! – e também a treinar os próximos Multiplicadores. Peça central do Programa, a camada Embaixadas, ao mesmo tempo que fornece aos participantes os subsídios para a formação completa das lideranças cidadãs, atua diretamente em prol da comunidade em que está inserida, de forma vinculada aos municípios.

Hoje o programa conta com Embaixadas em mais de 80 municípios. Por fim, o nível Líderes foi instituído como uma etapa contínua para consolidar, manter, atualizar e ampliar o processo de conexão e inserção no meio público dos participantes formados pelo programa. As inscrições para o Programa Embaixadores Politize! são realizadas anualmente e a formação como Multiplicador dura de maio a agosto. Sobre o Politize!

O Politize! é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos (OSC) com a missão de formar uma geração de pessoas conscientes e comprometidas com a democracia, levando educação política a qualquer pessoa, em qualquer lugar. Atua dentro e fora da internet, sempre com muito respeito pela pluralidade de ideias, crenças e posições, por meio da produção de conteúdo e campanhas de comunicação, levando conteúdos de cidadania para as escolas públicas do país e formando lideranças cidadãs.

➡️ https://inscricoes.politize.com.br/