FSM 2021: Literatura Negra brasileira contemporânea será tema de mesa hoje à noite

A invisibilidade dxs negrxs na literatura brasileira atravessa séculos, temos o embranquecimento de Machado de Assis, um dos cânones da literatura brasileira, o “esquecimento” de Luís Gama, Maria Firmino dos Reis e Carolina Maria de Jesus dentre outrxs. Hoje em pleno século XXI se perguntarmos quantxs poetas, escritorxs negrxs que uma pessoa conheça, talvez sua resposta não preencha os dedos de uma das mãos.

Sabemos que isto não acontece apenas com a literatura, mas em todos os setores da sociedade, racismo estrutural. Ao negro mesmo após a abolição não era permitido estudar, hoje o sucateamento das escolas públicas contribui para a invisibilidade do negro, testemunha presencial das história.

Para conversarmos sobre essa dicotomia, invisibilidade e presença, no cenário literário teremos os seguintes debatedores:

Lia Vieira: Economista, escritora, especialista em relações étnico raciais e de gênero. (Niterói/RJ)Tema: Mulheres negras brasileiras: presença e poder dialogando com Só as mulheres sangram

Dai Sombra: Pesquisadora de africanidades brasileiras, capoeirista, ativista antirracista, produtora sociocultural e escritora. (Barcelona/ESP)
Tema: Manifestando a escrevivência na Diáspora

Ele Semog: Mestre em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (Rio de Janeiro/RJ)Tema: A galinha Garnisé e outros Eusébios de Queirós: racismo na sociedade brasileira

Rose Barboza: Doutoranda no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em Portugal Eu enxergo o mundo. (Quito/Equador)
Tema: Stela do Patrocínio e os testemunhos móveis de mulheres negras

Mediador:
Jorge Amancio (Brasília/DF)
Poeta, Licenciado em Física, especialização em Matemática pela Universidade de Brasília

Sesta-feira 29/01 às 20 horas
Transmissão pelo youtube.com/imersaolatina, facebook.com/Sindiescritores e facebook.com/escrituramigrante