Fórum Social Mundial Virtual tem cerca de 10 mil participantes inscritos de 144 países

FSM2021_virtual

 

Cerca de 10.000 participantes de 144 países estão reunidos no Fórum Social Mundial Virtual 2021 para reafirmar que Um Outro Mundo é Possível, urgente e necessário. 

A edição do Fórum Social Mundial 2021 começou oficialmente em 23 de janeiro de 2021. O lançamento desta primeira edição virtual foi marcado por uma Marcha Virtual Global, um evento político e cultural que reuniu centenas de pessoas de todo o mundo durante 24 horas. 9115 participantes, 1280 organizações de 144 países estão registradas para o FSM 2021, movidas pelos ideais de justiça, democracia, direitos fundamentais e um bem viver para todos.

Uma rica programação multidisciplinar e intersetorial 

O Fórum celebra seus 20 anos no contexto da pandemia, convidando seus participantes a fazer um balanço da situação atual e das ações futuras, em nível local e global. A sociedade civil internacional demonstrou mais uma vez sua força ao oferecer um rico programa multidisciplinar e intersetorial (739 atividades auto-programadas e 74 iniciativas).

Até agora, os diálogos foram estruturados em torno dos Espaços Temáticos: Guerra e Paz; Justiça Econômica; Educação, Comunicação e Cultura; e Feminismos, Sociedade e Diversidade. Os grandes painéis continuarão com os temas dos Povos Indígenas e Ancestrais; Democracia, Justiça Social (28 de janeiro) e Clima, Ecologia e Meio Ambiente (29 de janeiro).

Espera-se que esta nova edição garanta uma articulação comprometida entre causas sociais e práticas políticas. O esforço de convergência das organizações e movimentos participantes do FSM será concretizado em particular por meio das Assembléias dos movimentos em 30 de janeiro. E no dia seguinte (31 de janeiro), a Ágora dos Futuros oferecerá um espaço para os portadores de iniciativas que alimentarão um Calendário de ações concretas e conjuntas para todo o ano. Finalmente, o evento de encerramento lançará o processo que levará à próxima edição planetária do FSM, a ser realizada no México em janeiro de 2022.

O primeiro FSM on-line: desafios e oportunidades 

Embora esta edição enfrente as limitações do virtual, os organizadores do FSM pretendem superar este desafio e até mesmo aproveitar esta situação sem precedentes para explorar novas formas de compartilhamento. Assim, esta edição assume o desafio de abordar novas tecnologias e formas de participação internacional. É um excelente exercício de aprendizagem sobre modos de organização e reuniões virtuais, que pode ser utilizado em futuras edições do FSM. Este processo deve, entre outras coisas, garantir o acesso inclusivo e eqüitativo aos processos e diálogos, sejam on-line ou presenciais, e otimizar a visibilidade e convergência das ações e iniciativas de resistência e transformação realizadas pelos participantes.

Para mais detalhes sobre o programa completo do FSM : 

https://wsf2021.net/programa-evento/

Email : forumvirtual@wsf2021.net

Grupo de Trabalho de Comunicação do Fórum Social Mundial Virtual