O Colectivo de Escritura Migrante lança a videoarte Usted no Está Aquí hoje no Fórum Social Mundial

Ustednoestaaqui

O Colectivo de Escritura Migrante inicia 2021 lança seu novo videoarte: “Usted No Está Aquí” durante o Fórum Social Mundial, que começa hoje com uma marcha virtual, onde o vídeo é uma das obras participantes das ações culturais e vai até o dia 31 serão várias atividades, que podem ser vistas pelo plataforma no wsf2021.net. O Instituto Imersão Latina e o Colectivo de Escritura Migrante também estão promovendo outras atividades em parceria com a Ciranda.net, o Sindiescritores e a AIAB – Academia Inclusiva de Autores Brasileiros. A Rede Sem Fronteiras e a  Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil em Minas Gerais – AJEB-MG também apoiam na difusão.

A obra Usted no Está aquí conta com a participação de mais de 30 artistas convidados de Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia e Uruguay. Trata-se de um trabalho multilinguagens, com criações gráficas, música indígena e eletrônica, poesia sonora e visual, além de atuação, em linguagens que se dinamizam para tratar esteticamente do tema das migrações no continente Sul-Americano.

Nosso continente foi povoado por povos migrantes, fato que se adensou com as invasões europeias e atualmente tem desdobramentos políticos impactantes em relação aos direitos humanos. Para além disso, há toda uma escrita, toda uma literatura produzida por essas pessoas que buscam uma nova vida para além da linha do horizonte, para além das fronteiras de seu lugar de origem.

Com produção da brasileira Brenda Mar(que)s Pena (Instituto Imersão Latina), edição do chileno Ivan Verdugo (Uará) e direção do brasileiro Tchello d’Barros (Fluxo Filmes), a obra estreia na Marcha de Vídeos do Fórum Social Mundial (World Social Forum), que neste 2021 acontece online em função da pandemia.  Após, será inscrito em festivais e posteriormente exibido nas redes sociais. Assista a estreia em: [Link do WSF em que haverá a marcha de vídeos]

O colectivo de Escritura Migrante é formado por diversos artistas latinos e promove encontros presenciais e virtuais, debates, apresentações artísticas, manifestos, oficinas, obras em diversas linguagens, sempre na perspectiva do entrelaçamento cultural.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

(Sinopse)

“USTED NO ESTÁ AQUI” | Videoarte

“A literatura viaja, a poesia migra, a arte transgride fronteiras físicas e idiomáticas. As migrações contemporâneas no continente Sul-Americano demandam fortalecer as identidades culturais de nossos povos ao tempo que se entrelaçam nossas expressões artísticas. “Usted no está aqui” apresenta caminhadas e palavrarias, estetizadas poeticamente em vocábulos sonoros, visuais e musicais. Um videoarte que desenha uma utópica linha do horizonte, na qual nós, habitantes e viajores deste continente, seguimos em frente com nosso destino latino, político e poético.”

Colectivo de Escritura Migrante
:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Participantes do videoarte “Usted No Está Aqui”:

ALBA VIEIRA – ALEXEI PADILLA – AMAPOLA ARAYA – AVELIN BUNIACÁ KAMBIWÁ – BLANCA MORENO SAGREDO – BRENDA MAR(QUE)S PENA – CLAUDIA VACA – CRIS CABÚS – DANIEL DE ASSIS TRINDADE – ELCIO LUCAS – ELI RODRIGUES – ESTELLA CRUZMEL – IARA ABREU – IVAN VERDUGO – IVANA ANDRÉS – JAIRO MARTINS – JAMMY SAID – JOZZY DE SOUZA – KERLEY CHAGAS – LIVIA TUCCI – LUA MIRANDA – Mª. ANGÉLICA CARTER MORALES – Mª. TEREZA PENNA – NASSAU DE SOUZA – OSMANY SABALSA – RICARDO MUNIZ DE RUIZ – OTTO GONÇALVES – RENATA BARCELLOS – RODRIGO LEIVA – SARIR UMA – TCHELLO D’BARROS – VANESSA DELGADO KATÚM – VIVIAN CARL
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
O vídeo, que integra as atividades da Marcha Mundial está disponível no PeeerTube, plataforma livre de vídeos do Fórum Social Mundial  e também será disponibilizado  no youtube/imersaolatina e facebook/escrituramigrante em fevereiro após o encerramento do Fórum.