Ponto de Memória do Instituto Imersão Latina será inaugurado nesta sexta em sabará

alinecantiaechico1

O Ponto “Memórias do Pompéu” será inaugurado na próxima sexta-feira, dia 24, em Pompéu, distrito de Mestre Caetano, município de Sabará.O projeto faz parte do programa Pontos de Memória do IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) que premiou 45 iniciativas de memória social no Brasil e 03 no exterior. Entre elas, está o projeto de pesquisa e narração de histórias dos artistas Aline Cântia e Chicó do Céu, do Instituto Imersão Latina, de Belo Horizonte. Com o prêmio, que visa reconhecer e estimular o trabalho, a fim de fomentar sua continuidade e sustentabilidade, eles estão realizando o projeto “Contando Histórias de Pompéu”.

Durante o evento, coordenado pelos artistas Aline Cântia e Chicó do Céu e pela historiadora Isabella Menezes, do Museu do Ouro, será lançado o Edital “Seja um contador de histórias”, para formação de um grupo local de narradores. O momento também contará com apresentações culturais, literatura, música e culinária da terra.

O projeto começou em maio com a pesquisa de histórias locais e terá o lançamento oficial nesta sexta-feira às 19horas, no pátio da Escola Municipal Rosalina Alves Nogueira. Durante os próximos 03 meses, o grupo selecionado vai participar de encontros para discutir as metodologias de pesquisa da história oral, praticá-las em entrevistas com os moradores e transcriar, por meio de oficinas da arte de contar histórias, todo o repertório recolhido. O encerramento está previsto para novembro, com uma apresentação coletiva de histórias, memórias e canções de Pompéu.

O  Ponto de Memória é uma realização do IBRAM com o Instituto Imersão Latina, em parceria com o Museu do Ouro e apoio da EM Rosalina Alves Nogueira e o município de Sabará.

Os Pontos de Memória

Para atender os diferentes grupos sociais do Brasil que não tiveram a oportunidade de narrar e expor suas próprias histórias, memórias e patrimônios nos museus, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), apoia ações de memória em comunidades populares das cinco regiões do país, por meio do Programa Pontos de Memória.Os Pontos de Memória têm por concepção reconstruir e fortalecer a memória social e coletiva de comunidades, a partir do cidadão e de suas origens, histórias e valores. Com metodologia participativa e dialógica, trabalham a memória de forma viva e dinâmica, como ferramenta de transformação social.

O trabalho de Aline Cântia e Chicó do Céu

O trabalho da dupla começou em 2007, na cidade de Belo Horizonte. Inicialmente, percorreram várias cidades brasileiras (de Minas ao Pará), experimentando as linguagens e pesquisando músicas regionais e as histórias de tradição oral. Com o passar dos anos, o trabalho foi se fortalecendo a partir de encontros, vivências e estudos até chegar à criação de uma identidade em que dialogam a música e a palavra narrada. Em 2012, além do projeto do Ponto de Memória também estão envolvidos com a gravação do primeiro cd “Contos de lá nos Cantos de cá”, com trabalhos de formação de mediadores comunitários e apresentações por BH e pelo Brasil.  Eles também acumulam experiências internacionais, levando suas apresentações para encontros e festivais de Narração de História, no Brasil e em países da América Latina, como Venezuela, Bolívia, Argentina, Cuba e Costa Rica.

Mais informações em: alinecantiaechicodoceu.blogspot.com

Leia também entrevista com Aline Cântia no nosso blog imersaolatina.blogspot.com

Deixe uma resposta