Exposição de Poesia Visual CONVERGÊNCIAS chega a galería Gran Refugio em Santiago

A Galeria Gran Refugio – em Santiago, Chile – abrirá a exposição individual “CONVERGÊNCIAS | A Poesia Visual de Tchello d’Barros”, com curadoria da brasileira Brenda Mar(que)s Pena (MG). A mostra integra a programação do III Encuentro Internacional de Escritura Migrante, com o tema “Poeticas Transculturales”, a realizar-se de 15 a 20 de janeiro de 2020, na capital chilena. A produção é do  Instituto Imersão Latina – IMEL, em parceria com os coletivos: Escritura Migrante, Uará e Flowrida Escuela.

A EXPOSIÇÃO

“Convergências” é um projeto multimídia que apresenta a criação em Poesia Visual do artista brasileiro multilinguagens Tchello d’Barros, em diversos suportes como Livro, Vídeo, Instalação, Internet, Projeções em espaços públicos e esta exposição física, cuja itinerância já passou por 17 instituições culturais em 10 Estados brasileiros e recentemente foi exibida também na Sérvia e em Portugal. A mostra apresenta uma seleção retrospectiva de trabalhos criados ao longo de duas décadas, com poemas visuais em imagens gráficas em P&B, impressas digitalmente em diversos suportes. Para esta edição da exposição, a curadoria optou por exibir obras que privilegiam reflexões sobre a sociedade contemporânea, abordando principalmente temas sociais e políticos, em diálogo c/ a tensa e delicada situação que o Chile vive atualmente. Além desta mostra individual em Santiago, os poemas visuais de Tchello d’Barros estarão ainda neste janeiro de 2020 participando de outros projetos culturais em países como EUA, Suíça e Alemanha.

DEPOIMENTO DO AUTOR

“Considero o recurso do poema visual uma linguagem adequada para tratar de temas sempre contemporâneos (vida social, fé, amor, sexo, relações humanas, dicotomias do cotidiano etc) e de interesse geral da sociedade. Para além das questões da forma, ou do desenho, há esse instigante desafio de dialogar com outras linguagens, como a literatura, artes gráficas, colagem, fotografia, infogravura etc. E, continuo adotando a estratégia de levar ao público as imagens que crio, no formato de exposições físicas, presenciais, o que permite um contato maior com as pessoas, que em geral, ainda conhecem pouco dessa modalidade de expressão plástica e ao mesmo tempo literária, tão praticada atualmente em todos os continentes. E essa mostra agora na capital chilena alcança um significado mais amplo por conta de minhas anteriores visitas ao país de Neruda e Gabriela Mistral, também por eu ter exibido obras de poetas chilenos em mostras que organizei no Brasil, e ainda também pela admiração que tenho pela rica contribuição dos poetas chilenos na história da Poesia Visual na América do Sul.” Tchello d’Barros
TEXTO CRÍTICO 

CONVERGÊNCIAS: UMA EXPERIÊNCIA ITINERANTE DE POESIA VISUAL

por Brenda Mar(que)s Pena*

Que metáforas do cotidiano os poemas visuais de Tchello d’Barros trazem? Por quais espaços o traço visual caminha para se transformar em uma poética que transmite a outros seus sentidos? É possível não ser tocado por poemas visuais expostos lado a lado como sinais de um tempo contínuo? E ainda que escape aos olhos de quem passa por um espaço expositivo, sem dar o devido tempo à contemplação, as imagens/poemas atraem até mesmo os que passam despistadamente, mas logo aceitam o  convite a se permitir uma pausa nesse frenético tempo de telas conectadas.

 O multiartista Tchello d’Barros tem na Poesia Visual sua principal vertente de trabalho e pesquisa, tendo inclusive sua obra já referenciada em mais de 10 livros didáticos. É importante ressaltarmos a importância da educação para a poesia, que se faz tão necessária como estudo de linguagem desse tempo contemporâneo. Se não nos permitirmos pausas, jamais teremos tempo para que a poesia nos penetre o olhar para então tocar outros sentidos.

A exposição intitulada “Convergências”, de Tchello d´Barros, sempre traz novas criações e segue itinerante. Em  processo, confluindo no tempo e no espaço, ela já passou por João Pessoa, Maceió, Vitória, Belém, Porto Alegre, Blumenau, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília e Belo Horizonte, além de países como Sérvia, Portugal e Chile, neste caso, no evento literário Poéticas Transculturales – III Encontro Internacional da Escritura Migrante.

E aos que se permitirem olhar, que busquem suas convergências, com as obras que mais lhe atraem pelo afeto e identifiquem as que repelem duras realidades, por trazerem críticas à situação sociocultural do nosso país, como em Parlamentares Para Lamentares… Cabe a cada um que se depara com esses poemas visuais de Tchello d’Barros aceitar o convite a dar uma pausa no cotidiano e apreciá-los, como um bom pão-de-queijo com café.

 *Brenda Mar(que)s Pena

Curadora, Jornalista e Produtora Cultural

Belo Horizonte (MG) 2009

SOBRE O AUTOR

O artista multimídia Tchello d’Barros dedica-se desde 1993 às linguagens das Artes Visuais, Literatura e Cinema. Nasceu na pequena Brunópolis e vive em Rio de Janeiro, após ter percorrido 20 países em constantes atividades culturais. Eventualmente ministra oficinas e palestras, participando também de mesas-redondas, júris, editorias, curadorias, saraus e diversas atividades culturais no Brasil e exterior. Após participar de cerca de 150 exposições e ter trabalhos publicados em mais de 50 livros, têm se dedicado a popularizar a Poesia Visual, com a exposição individual retrospectiva e itinerante intitulada “Convergências”..

SERVIÇO

Evento: Exposição de Poesia Visual ‘‘Convergências’’
no III Encuentro Internacional de Escritura Migrante
Autor: Escritor e artista visual Tchello d’Barros – Brasil
Curadoria: Brenda Mar(que)s Pena – Brasil
Abertura: 19.Jan.2020.
Início às 16 às 19 h Visitação: Até 15.Fev.2019
Local: Galeria Gran Refúgio. Dardinac, 0106 – Providência. Santiago, Chile.
Ingresso: Entrada Franca
Contato: imersao@imersaolatina.com