Escritores abordam desafios da inclusão durante o Fórum Social Mundial na literatura neste domingo

A atividade será gratuita e transmitida pelas redes sociais

Diante dos novos desafios enfrentados pelo mundo, como ficou a inclusão social de pessoas com deficiência visual e como a arte pode ser fundamental nesse processo? Esta é a pergunta que norteará a atividade do Fórum Social Mundial, realizada em parceria com Sindicato dos Escritores do Distrito Federal, Academia Inclusiva de Autores Brasilienses (AIAB), Academia de Letras do Brasil (ALB/DF) e Instituto Imersão Latina.

A mesa será formada pela  escritora Dinorá Couto Cançado (Brasília), pela jornalista e editora da Rede sem Fronteiras Dyandreia Portugal (Portugal), pela professora formadora na área da deficiência visual Elinalva Alves de Oliveira (Ceará) e pelo escritor e artista visual Tchello d’Barros (Rio de Janeiro). “São convidados totalmente engajados com arte inclusiva e vai ser maravilhoso acompanhar esse bate papo, que contará com o apoio da Jerusa Eulálio na audiodescrição e da Olivamar Cieslak na tradução em Libras”, explica o escritor, jornalista e cartunista Arisson Tavares, que mediará o encontro.

A atividade é indicada para todos os tipos de público. “É imprescindível falar de inclusão, mas uma inclusão de fato e de direito. Não só das pessoas que apresentam alguma deficiência, seja ela visual, como é o time de nossa mesa, mas auditiva, física e mental. Incluir todos, principalmente os considerados normais, mas que não acordaram ainda para o espírito humanitário, a solidariedade, a humildade e a amorosidade, que é minha palavra de ordem nessa pandemia”, destaca Dinorá.

O encontro será transmitido ao vivo no dia 24/01, às 10 horas, horário de Brasília, pelo Facebook/sindescritores e no Youtube/imersaolatina