Monthly Archives: maio 2019

TRABALHADORAS DA CULTURA: IZABEL GADELHA E A HISTÓRIA DA CABANAGEM

Cabanagem1

A segunda entrevista do nosso especial de Trabalhadores da Cultura é com a Izabel Gadelha, historiadora e escritora de livros sobre a Cabanagem. Seu primeiro despertar para a importância do movimento cabano se deu após uma atividade realizada pelo Instituto Imersão Latina (Imel), durante o Fórum Social Mundial, em Belém, Pará. Participaram pelo Imel Brenda Marques, Nelson Pombo Junior, Avelin Buniacá e Aline Cântia. Ela conta um pouco de como se deu essas andanças culturais ao longo desta década desde o despertar dessa vontade de investigar a fundo sobre a cabanagem e passar para futuras gerações.

“Foi no imersão Latina em 2009 ainda terminando a graduação que fiz minha primeira palestra acerca da Cabanagem. Me senti confortável apesar da pouca experiência, porque não estava sozinha.Mas, no dia seguinte algo bem curioso aconteceu. Fui assistir uma palestra sobre cabanagem. Mas, o profissional que faria a palestra faltou. E, algumas pessoas que assistiram nossa palestra no dia anterior me reconheceram e me pediram para fazer a palestra já que o professor havia faltado. As pessoas que estavam lá eram de nacionalidades diversas e pensavam que eu era professora já…enfim, fiz outra palestra.Foi tudo muito enriquecedor. Posso dizer que a melhor forma de começar é estrear no Imersão…”

Confira a entrevista concedida à jornalista Brenda Marques, na íntegra no http://experimentacaoitinerante.blogspot.com/2019/05/trabalhadoras-da-cultura-izabel-gadelha.html

Mês de maio iniciamos uma série de entrevistas com trabalhadores da cultura

“Face Oculta”Autorretrato c/ letras, desenhado à mão e finalizado em computação gráfica

TRABALHADORES DA CULTURA: TCHELLO D´BARROS E AS ANDANÇAS NAS ARTES

O Instituto Imersão Latina vai publicar a partir deste mês de maio uma série de entrevistas com trabalhadores da cultura que integram o Instituto Imersão Latina ou já realizaram projetos em parceria. Começaremos neste dia 8 de maio, dia do artista plástico com Tchello d’Barros, que estará expondo Convergências, na Galeria da Biblioteca Estadual de Minas Gerais, no conjunto cultural da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, Minas Gerais no próximo mês  de junho, com produção do Instituto Imersão Latina e curadoria da jornalista e produtora cultural Brenda Marques Pena, que é também quem realiza esta entrevista e vocês certamente saberão em breve mais informações. A proposta é fazer uma mesa de poesia visual contemporânea durante a abertura da exposição.

O artista multimídia Tchello d´Barros dedica-se desde 1993 às linguagens das Artes Visuais, Literatura e Cinema. Nasceu na pequena Brunópolis (SC), residiu em 15 cidades no Brasil, tendo produzido sua obra em Blumenau (onde iniciou a carreira), Maceió, Belém e Rio de Janeiro, onde vive, após ter percorrido 20 países em constantes atividades culturais. Eventualmente ministra oficinas e palestras, participando também de mesas-redondas, júris, editorias, curadorias, saraus e diversas atividades culturais no Brasil e exterior. Após participar de cerca de 150 exposições e ter trabalhos publicados em mais de 50 livros, têm se dedicado a popularizar a Poesia Visual, itinerando com a mostra “Convergências”, que apresenta algumas das obras do autor que vem sendo usadas como referência em livros didáticos de distribuição nacional. Em entrevista por e-mail à jornalista Brenda Marques Pena falou, do Instituto Imersão Latina (Imel) fala sobre suas itinerâncias e experimentações no campo das artes.

Todas as entrevistas serão publicadas no blog Estação de Experimentação Itinerante - Núcleo de pesquisa, experimentação e criação do Instituto Imersão Latina

Confiram:  https://experimentacaoitinerante.blogspot.com/2019/05/trabalhadores-da-cultura-entrevista-com.html