Projeto Criança não é Brinquedo completa 7 anos

banner3

Neste ano que primeiro projeto desenvolvido pelo Imersão Latina completa 7 anos, estamos preparando uma série de atividades, campanhas e produtos culturais para despertar sobre a importância de se olhar para a infância para se conseguir realmente um futuro digno para os povos latino-americanos. Em breve lançaremos o edital de convocação para fotógrafos de todas as partes enviarem fotografias de crianças em brincadeiras de rua, em seus costumes tradicionais e também no contraponto: quando estas ao invés de brincarem, se tornam brinquedo, jogadas na rua, sem esperança…

A antologia Nós da Poesia + 20 Nosotros, que será lançada na Cúpula dos Povos, durante a Rio + 20, no Rio de Janeiro, traz dois destaques Criança não é Brinquedo de Poesia que vocês podem apreciar aqui em nosso site de antemão.


DESTAQUE CRIANÇA NÃO É BRINQUEDO[1]


O PÃO DE CADA DIA

(Por Stela Lima Lombardi, 11 anos)

 

O pão de cada dia

É sempre conquistado

Pelo cansaço e suor

Do trabalhador

 

O pão de cada dia

É preciso ganhar

Para matar a fome

Dos filhos em casa

 

O pão de cada dia

É para todos um bem

Então vamos dividir

Com quem não tem

 AMOR

(Por Gianluca Pereira Souza – 11 anos)

 

O amor é puro

O amor é paciente

O amor é fraternal

O amor é inocente

A gente

É que não sabe amar


[1]

Os selecionados para o Destaque Criança Não é Brinquedo desta edição, foram enviados por Diovani Mendonça, idealizador e coordenador do Projeto Pão & Poesia. Os poemas  foram escritos por alunos do 5º e 6º ano da Escola Estadual Margarida Brochado. Produzidos no período de 16 a26 de novembro de 2010 nas oficinas de sensibilização poética do projeto “Pão e Poesia na Escola”, patrocinado pela V & M do Brasil, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. As citadas oficinas foram realizadas em 10 escolas na região do Barreiro, Belo Horizonte / MG para mais de 400 estudantes. As obras foram selecionadas e publicadas em 250.000 embalagens ecologicamente corretas. Todas foram doadas às padarias no entorno das escolas. A ideia é que a poesia dos alunos circule na própria comunidade na qual estão inseridos. Atualmente (2012), o “Pão e Poesia na Escola”, está sendo realizado no mesmo formato descrito acima em mais 10 escolas na cidade de Brumadinho – MG.  


Para mais informações sobre o projeto Criança não é Brinquedo, entre em contato conosco pelo e-mail:  info@imersaolatina.com

Deixe uma resposta