#5BlogProg afirma #MenosÓdioMaisDemocracia

DilmaRoussef

 

Midiativistas reafirmam disposição na luta contra o Golpe


O quinto Encontro Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais, realizado em Belo Horizonte, de 20 a 22 de maio, reuniu cerca de 400 participantes, incluindo jornalistas, blogueiros e ativistas digitais de todo o país para discutir a defesa da democracia e a luta contra o golpismo midiático. Com o tema #MenosÓdioMaisDemocracia, o #5BlogProg foi promovido pelo Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que agrega centenas de comunicadores de todo o Brasil.

A presidenta democraticamente eleita e afastada Dilma Rousseff participou da abertura do encontro na sexta-feira (20). Dilma foi recebida pelo povo mineiro com balões de coração vermelho e muita emoção. As palavras de ordem “Fora Temer” e “Volta querida” marcaram a manifestação de cerca de 50 mil pessoas que tomaram a Av. Afonso Pena, em frente ao Othon Palace, local do evento.

No encontro Dilma falou sobre a legalidade do Impeachment: “Estou sendo condenada à revelia da lei. Estão acusando-me de seis decretos, todos previstos em lei. Antes, não era crime? Fernando Henrique Cardoso, por exemplo, teve 101 decretos. Não cometi crime algum. Estão forçando tudo para me incriminar”. Ela ainda criticou as ações promovidas pelo governo Temer. “O meu vice foi eleito junto comigo sim, mas para realizar o projeto do PT. O povo elegeu um projeto e este deve ser respeitado”, afirmou.

A presidente também não poupou críticas a Eduardo Cunha que ainda age como uma sombra no governo Temer, indicando nomes para diversos cargos e trabalhando para aprovação de pautas conservadoras e impopulares. Dilma ainda destacou a falta de diversidade no Governo que nomeou homens brancos, ricos e ministros investigados na Lava-jato.

A coordenadora do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e Secretária-Geral do Barão de Itararé, Renata Mielli, ressaltou em sua fala o papel da grande mídia no processo de afastamento da presidente. “Todo golpe precisa de um aparato ideológico, explícito ou velado. Esse é o papel da grande mídia, que se confunde com o próprio golpe”.

Na atual conjuntura, o papel dos midiativistas de todo o Brasil é continuar denunciando o golpe, através da construção de narrativas alternativas aos grandes veículos de comunicação, que possam identificar e destacar todas as faces nebulosas deste processo.

No domingo, 22/5, foi aprovada a Carta de Belo Horizonte, documento  do Encontro, que convoca todos os ativistas digitais para a luta e reafirma a esperança na democratização dos meios de comunicação no Brasil.

Texto de Adriana Borges – jornalista e blogueira, conselheira do Imersão Latina

Ao lado Brenda Marques, Presidente do Imel e Adriana Borges, durante 5º Blog Prog

Fotos de Fernando Barbosa e Silva