FSM 2016: Fórum Social Mundial completa 15 anos no próximo ano com novos desafios por outro mundo possível

 

Em 2001 em Porto Alegre uma multidão se encontrou em Porto Alegre para o 1º Fórum Social Mundial. Nesses 15 anos, o Fórum colaborou com a discussão de pautas dos movimentos sociais, com os processos de cobertura compartilhada da mídia, com o fortalecimento das redes e surgimento de novas organizações não governamentais. Vários governos progressistas da América Latina também tiveram neste espaço apoio para colocar uma nova agenda social também nas políticas governamentais.

Em 2016, de 19 a 23 de janeiro Porto Alegre receberá atores sociais que fizeram parte dessa história se unem para fazer um balanço, levantar os desafios e perspectivas atuais para um outro mundo possível.

O Instituto Imersão Latina enviou representantes na maioria dos Fóruns Sociais Mundiais. E foi em Caracas, na Venezuela, 2006, que o projeto Imersão Latina foi apresentado pela primeira vez. Foram tantas organizações que se encontrarão ali e agora é hora de trazer à memória, reunir os arquivos de fotos, vídeos e textos.

Durante o Fórum Social Mundial deste ano o vice-presidente do Imel, Nelsinho Pombo estará coordenando uma atividade de Cine Clube de Mídia Livre, pela Ciranda Brasil, Rede de Comunicação Compartilhada, da qual fazemos parte. Será um momento de mostrar registros de vídeos feitos durante os fóruns e de movimentos sociais e também uma oportunidade de compartilhar experiências. Estaremos gravando depoimentos de quem participou e fez esta história dos 15 anos.

A programação do Fórum Social Mundial de Porto Alegre pode ser conferida no site:

http://forumsocialportoalegre.org.br/


Projeto Memória FSM 15 anos

A compilação de relatórios, atividades gestionadas, biblioteca de conteúdos produzidos durante o Fórum Social Mundial está disponível no site:http://memoriafsm.org

Fórum Social Mundial em Montreau no Canadá

Um mundo mais solidário em que cada pessoa tenha a sua voz ouvida é o desafio do Fórum Social Mundial que este ano terá também uma edição em Montreal, Canadá, de 9 a 14 de agosto. Os coletivos, organizações e participantes que contribuem para a construção de um mundo possível estão convidados a participar desse encontro.

Mais informações:

https://fsm2016.org/