Monthly Archives: agosto 2017

Sarau da Palavra promove encontro poético na livraria Ouvidor Savassi

No próximo sábado Brenda Marques apresenta poemas e contos de seus novos livros Desnaturalizados  Manos Pulsantes com a mediação do curador Leandro Alves

Em sua segunda edição, o projeto Sarau da Palavra da Livraria Ouvidor Savassi veio pra ficar e ocorrerá  uma vez ao mês, sempre aos sábados pela manhã promovendo o encontro entre poetas de Belo Horizonte e de outras partes do Brasil. No próximo sábado a  jornalista e escritora Brenda Marques Pena será homenageada e concederá uma entrevista ao organizador Leandro Alves que  fará a leitura de contos e poemas da autora.  A autora apresentará contos e poemas  dos seus últimos livros Desnaturalizados e Manos Pulsantes, lançados este ano no Uruguai  e na  Argentina.

Essa edição contará também com   a intervenção  musical do DJ Fernando Fonseca que durante o evento brindará o público com canções da Bossa Nova,  Jazz, MPB e  afins. Foi o próprio DJ que abriu as portas para este projeto, já que ele começou a fazer intervenções musicais aos sábados na Ouvidor durante o lançamento de livros. Foi ele que  convidou o estudante de Letras Leandro Alves para mediar o primeiro Sarau da Palavra,  que ocorreu no dia 15  de julho  e teve  como convidado o poeta  e agitador cultural Rogério Salgado que trouxe outros poetas participantes: Marcia Araújo, Petrônio Souza Gonçalves, Virgilene Araujo e  o cantor  e compositor Cristiano Lima.

Devido ao sucesso da edição anterior, desta vez com o apoio do Instituto Imersão Latina,  o evento vem para se consolidar na agenda cultural   das manhãs mineiras.

Sobre o Sarau da Palavra

O evento tem por objetivo promover o encontro entre poetas de toda Belo Horizonte e de todo o Brasil. O Sarau da Palavra ocorrerá todo o mês na Livraria do Ouvidor e terá sempre como convidados poetas de  diversos cenários mineiros.

O sarau que conta com a curadoria do poeta Leandro Alves, aproveita o ensejo para fomentar a produção cultural e literária mineira. O Sarau da Palavra é um espaço para performances, leitura de poemas, música, venda de livros, sessão de autógrafos e rodas de conversas com autores convidados pela Ouvidor Savassi.

Para a Livraria Ouvidor,  o Sarau da Palavra é um ensejo para promover novos poetas e fazer uma ponte entre outros autores e o público.  Além de ser uma oportunidade para que o público conheça os autores e compre livros autografados, estimulando assim a circulação de suas publicações e o fomento à leitura e ao livro.

Sobre a escritora convidada

Brenda Marques Pena é jornalista e escritora. Trabalha na produção do programa Agenda da Rede Minas.  Preside o Instituto de Imersão Latina, integra os coletivos Nós da Poesia e Contorno, o circuito de Narradores e  poetas do Mercosul, o movimento aBrace, com sede em Montevidéu, Uruguai e no Brasil a Rede Sem Fronteiras.


Informações à imprensa:

Leandro Alves Pereira
falecom.leandroalves@gmail.comEntrevistas com a autora Brenda Marques Pena:

brendajornalista@gmail.com

I Conferência Livre Indígena em Belo Horizonte

Nós que por circunstâncias da vida imposta a classe trabalhadora, indígenas que somos não tivemos escolha, alguns vieram para as cidades para estudar e ou trabalhar para manter a sobrevivência uma vez que a fartura que é mostrada na mídia é inverdade.Alguns vieram expulsos e muita das vezes devido aos conflitos agrários onde o Poder Público Federal que teria a função de proteção às vezes manifesta se do lado dos latifundiários.
Pois bem estamos nos organizando, atuando nos movimentos sociais e trocando experiências e vivências com o objetivo de buscar derrotar o preconceito social e até mesmo entre nós e conquistar políticas públicas perenes e duradouras.Neste tempo de uma crise inventada pelo branco opressor, estaremos realizando o ato público na Praça Sete em Belo Horizonte, a partir das 17 horas, em comemoração ao dia Internacional dos povos indígenas e no dia 12 será nossa conferência livre povos indígenas vivendo na cidade e por nenhum direito a menos!
A conferência será no CRJ – Centro de Referência da Juventude, na Praça da Estação, em Belo Horizonte, de 15h às 20h com mesas de debate, rodas de conversa e apresentações culturais.
(Comitê Mineiro de Apoio às Causas Indígenas)