Monthly Archives: janeiro 2017

De volta à Pangéia: um dos contos DESnaturalizados de Brenda Mar(que)s Pena do Imersão Latina

mapa-mundi-maca_pangeiaDe volta à Pangéia*

Quem sabe a arte console hoje todos os corações solitários carentes da real beleza muda dos materiais e cores dos sonhos, como intocáveis desejos do querer. Esse era o último apelo de Péricles: viver um deja vu de emoções.

Assim as lembranças tomavam o chá das onze com ele todos os dias, como se cada gota tivesse o gosto de um amigo ou amante distante.

E foi assim todos os finais de noite, até que a terra se transformou novamente na Pangeia, quando não havia essa divisão entre continentes.

E no meio desse emaranhado de terras Péricles viajou no tempo, provocando a erupção de mil vulcões até que a lavra do amor queimou para sempre os corpos….

desnaturalizados1

Brenda Mar(que)s Pena durante lançamento de DESnaturalizados. Foto: Marja Marques

*Miniconto do meu livro (DES)naturalizados. Exemplares à venda por R$ 15,00 no Coletivo Contorno (avenida do Contorno 4640 – sala 701, bairro Funcionários) e na Casa Leopoldina (rua Leopoldina 357, bairro Santo Antônio). Peça também pelo e-mail: contato@imersaolatina.com ou whatsapp (31) 988119469 que envio pelos correios após depósito no valor de R$ 20,00 para todo o Brasil). As vendas são destinadas à manutenção de atividades de literatura do Instituto Imersão Latina.

Saiba mais: imersaolatina.com

 

Fórum Social reúne povos da Resistências

Por Brenda Marques Pena / Imersão Latina

Uma semana de encontros, debates, mostras e marcha dos povos da resistência do Brasil. Assim tem sido o Fórum Social das Resistências, que integra o calendário temático do Fórum Social Mundial (FSM). Os povos e organizações que se unem contra o neoliberalismo e pelos direitos sociais desde 2001, quando foi realizada a primeira edição do FSM, em Porto Alegre. Mesmo local onde está sendo realizado o #FSdasResistências, este ano de 17 a 21 de janeiro.

Entre as diversas atividades, está prevista uma plenária de comunicação e também o cine clube das resistência, atividade que a Ciranda de Comunicação Compartilhada está coordenando, juntamente com coletivos como o Instituto Imersão Latina que integram o Fórum Mundial de Mídia Livre (FMML).  Entre os filmes a serem exibidos está Serras da Desordem, de Andrea Tonacci, realizado em 2016 que trata da temática dos povos indígenas no Brasil. Esta é uma homenagem ao diretor que faleceu no ano passado.

Abertura Fórum Social das Resistências – Foto: Roberto Schiavini / Comunica #FSResistências

Também serão exibidos outros filmes com um debate com quatro grandes cineastas brasileiros se reúnem hoje, 19 de janeiro em Porto Alegre, para um debate sobre o papel do cinema nos processos de resistência social contra a perda de direitos e liberdades – como o Brasil enfrenta hoje. Silvio Tendler, Eliane Caffé, Joel Zito Araújo e Tata Amaral participam de um Cine Debate, às 19 horas, no Auditório do Sindicato dos Bancários, como parte da programação do Fórum Social das Resistências.

Para o dia seguinte, selecionaram filmes que falam por si dessa relação entre o cinema e as tensões que cercam a difícil construção do empoderamento social e a identidade nacional. Os filmes serão exibidos em sessão corrida, durante todo o dia de sexta-feira, no Cine Bancários(rua General Câmara, 424 – Centro, Porto Alegre – Rio Grange do Sul – telefone: (51) 3433-1205)

Acompanhe a cobertura compartilhada no http://ciranda.net / http://imersaolatina.blogspot.com /

http://facebook.com/imersaolatina

Marcha dos Povos da Resistência. Foto: Paulo Zap / Comunica #FSResistências